Atualidade

Promoção diária da Nazaré em ficção televisiva acompanhada por milhares de telespectadores

O Município da Nazaré foi convidado a visitar os estúdios de gravação da novela “Nazaré”, a ficção da SIC que conquistou as audiências desde a sua estreia, a 9 de setembro.

Algumas das cenas exteriores da nova ficção foram gravadas na Nazaré, dando a oportunidade aos protagonistas do elenco conheceram melhor a vila e contactaram com a população. 

A pombalense Carolina Loureiro, a “Nazaré” da novela, regressou a uma região que conhece bem e onde passou parte da sua infância. 

“A Nazaré é um sítio muito bonito, onde costumava ir com a família passear ou fazer alguns dias de férias”, diz a atriz e ex-apresentadora do Fama Show (SIC).

Catarina Loureiro elogia o tempo que passou na Nazaré “gostei muito de lá ter voltado” e diz que ficou amiga de muitas pessoas. “Fiquei muito amiga de muita gente, nomeadamente os pescadores e dos donos da casa, que é a minha na novela, e prometi voltar”.

Sobre a Nazaré, a atriz considera que se trata de uma terra com “muito potencial”.

Outro dos protagonistas do elenco é Afonso Pimentel, que dá corpo a Toni, um dos filhos de Glória, a dona do restaurante. Para o ator, foi também um regresso a uma terra que conhece desde a infância, e uma oportunidade de contactar com vários habitantes.

“Foi maravilhoso voltar à Nazaré depois de tantos anos. Cheguei a ir lá algumas vezes com os meus pais quando era miúdo”, diz o ator, que elogia o tempo passado na vila enquanto se gravavam as cenas para novela. 

“Na preparação desta novela tivemos hipótese de passar algum tempo no mercado, e nas ruas a conhecer pessoas. Fomos sempre muito bem-recebidos, com uma curiosidade enorme e sempre de coração aberto”.

Sobre a preparação da sua personagem, o ator refere que “o Toni não foi criado com base em ninguém em específico. Parti muito mais do guião e daquilo que achei que fazia sentido em conjugação com a história que estava escrita e com a interação com os outros personagens”.

Da Nazaré, recorda com “saudade a forma como fomos recebidos e os fins de tarde na praia do Sul a beber a cerveja do fim de dia ou aquele por do sol que vi sentado na minha prancha num dia de mar chão em cima do canhão desligado”.

José Mata, que interpreta Duarte nesta novela, fala, igualmente, de “uma experiência muito boa” passada na Nazaré durante os meses das gravações, que tiveram início em abril.

"Nazaré" estreou a 9 de setembro de 2019 com 15,6% de audiência e 29,9% de share, com cerca de 1 milhão e 476 mil espectadores, na liderança.

O Município da Nazaré é um dos parceiros de produção desta ficção, no âmbito da estratégia de promoção do património natural, cultural, paisagístico e urbanístico do concelho.