Atualidade

Nazaré e Belém do Pará celebram acordo de cooperação para candidatura do culto de NS Nazaré à UNESCO

Uma comitiva de representantes da Candidatura do Culto de Nossa Senhora de Nazaré - Práticas e Manifestações a Património Cultural da Humanidade deslocou-se a Belém do Pará durante a celebração de Nossa Senhora de Nazaré, que decorre no Brasil, em particular no Estado do Pará e em Belém (capital do Estado), onde se realizou o Círio de Nazaré, a maior manifestação católica da América do Sul.

O objetivo foi aprofundar o diálogo com o governo do Pará e outras autoridades ligadas à devoção para que a candidatura do culto a N.S. Nazaré a património cultural da Humanidade seja um desígnio partilhado entre os dois povos. 

O estabelecimento de uma ponte de amizade e cooperação entre o Município da Nazaré e o estado paraense, neste ou noutros domínios, foram os primeiros passos concretizados com a deslocação de Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré e Carlos Laranjo Medeiros, coordenador da equipa que está a preparar a candidatura à UNESCO.

Durante a estada em Belém, os representantes da candidatura portuguesa foram recebidos pelo governador do Estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho, com quem trocaram Imagens da Virgem da Nazaré, e pela Prefeita de Vigia de Nazaré, Camille Vasconcelos. 

Nossa Sra da Nazaré é padroeira do Estado do Pará, padroeira dos marinheiros, e Rainha da Amazónia, possuindo honras de Chefe de Estado.

As festividades do Círio de Nazaré (Brasil) iniciam-se em agosto, culminando com uma grande procissão celebrada em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, no segundo domingo de outubro, com o transporte de uma imagem de madeira da Virgem Maria da Catedral da Sé até a praça do Santuário de Nazaré, em Belém do Pará.

Seguem-se mais duas semanas de festejos e que contam com a participação das cidades vizinhas bem como de peregrinos de todo o país, que se deslocam a Belém para esta concentração religiosa, uma das maiores do mundo. Mais de 2,2 milhões de pessoas participam na manifestação.

As festividades abrangem as práticas culturais e culinárias tradicionais da Amazónia e objetos artesanais, como os brinquedos fabricados com diversos tipos de madeira local.

Este Círio está inscrito na Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade desde 2013.

O Município da Nazaré manifestou em novembro de 2018 a pretensão de classificação do culto e devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO, tendo entregue a sua manifestação ao Papa Francisco e iniciado o processo de junção de elementos e apoios com vista à formalização do procedimento.