Saúde

Programa “Diabetes em Movimento®” acompanha doentes tipo 2 do concelho

A Câmara da Nazaré deu início ao Programa “Diabetes em Movimento® - 2019/2020” junto de diabéticos do concelho do Tipo 2.

As sessões de exercício físico supervisionado irão decorrer de outubro a junho (2020), 3 vezes por semana (às 2ªs, 4ªs e 6ªs), no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré.

O Diabetes em Movimento® é um Programa Comunitário de Exercício Físico para Pessoas com Diabetes Tipo 2, que surge a propósito do programa de intervenção comunitária coordenado pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, e aplica-se ao concelho da Nazaré no âmbito de uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde, o ACES Oeste Norte da Arslvt IP e a Câmara.

Integradas no plano de reeducação para hábitos de vida adequados, irão decorrer, até ao final do ano, três sessões de educação alimentar e cuidados do pé diabético. A primeira será dedicada às “Gorduras e Sal na alimentação de um diabético”, e irá ter lugar no dia 30 de outubro, às 16h30. A segunda irá abordar a temática do “Pé diabético e cuidados com o pé”, no dia 13 de novembro, às 16h30 e a terceira, a 18 de dezembro (16h30), irá debruçar-se sobre os “Açúcares” na dieta alimentar de um diabético, todas no auditório do Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré.

Contribuir para inverter as complicações da diabetes e aumentar os ganhos de saúde, através do controlo da doença, são alguns dos objetivos destas ações.

Para mais informação e inscrições nas iniciativas: Piscinas Municipais da Nazaré ou silvia.palmeira@cm-nazare.pt